
CIRURGIA ROBÓTICA
O QUE É?
Assim como a cirurgia laparoscópica, na cirurgia robótica é feita pequenas incisões no abdômen do paciente, mas a diferença é que por essas incisões são introduzidos os braços do robô com os instrumentos cirúrgicos e a câmera.
COMO É FEITA?
Todo o procedimento é realizado pelo cirurgião, que controla o robô através de um console de comando com binoculares, com imagens em alta definição e 3D, possibilitando ao médico uma excelente percepção de profundidade. Ainda, joysticks para controle dos braços mecânicos, que reproduzem fielmente os movimentos do médico, de maneira suave e estável, sem qualquer tremor, e as pinças utilizadas possibilitam movimentos de rotação de 360°, alcançando qualquer estrutura, algo que nenhum outro tipo de cirurgia oferece.
A segurança nesse procedimento cirúrgico é alta, pois qualquer ação imprevista do médico, o robô trava imediatamente, evitando qualquer ferimento ao paciente. Ainda, se o médico retirar o rosto da tela, por segurança, o robô para imediatamente.

E PARA O PACIENTE, COMO É PASSAR POR ESSE PROCEDIMENTO?
A cirurgia robótica é minimamente invasiva, com uma pequena perda de sangue, com o risco de infecção reduzido e uma recuperação mais rápida, com o paciente voltando às suas atividades diárias em um menor espaço de tempo.
Todas as cirurgias são realizadas em hospitais conveniados.
