
COLONOSCOPIA
O QUE É?
É um exame que visualiza o intestino grosso e a porção terminal do intestino delgado. Permite a avaliação de câncer colorretal, pólipos intestinais, doenças inflamatórias intestinais (como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa) e sangramentos vistos previamente pelo teste de sangue oculto nas fezes. A colonoscopia proporciona também a retirada de pólipos e tecido do intestino para biópsias.
QUANDO ESTE EXAME DEVE SER REALIZADO?
O método tem basicamente duas indicações: investigação de sintomas e rastreamento do câncer colorretal. Na primeira situação, a colonoscopia é indicada pelo médico assistente para investigação de determinados sintomas, como alteração na frequência e consistência das fezes e dor abdominal. Já na segunda situação, o exame é realizado para rastreamento de câncer de intestino, ou seja, para detecção de uma eventual lesão em um indivíduo que não apresenta nenhuma queixa.
COMO É FEITO?
Na hora do procedimento, o indivíduo é deitado confortavelmente de lado e recebe sedação endovenosa. Em seguida, o colonoscópio (um tubo flexível com uma câmera em sua extremidade) é introduzido pelo ânus.
O processo é indolor e em geral, dura cerca de 40 minutos.

PREPARO:
> Para permitir uma visão clara, o intestino grosso deve estar completamente limpo e sem resíduos;
> O preparo para exame exige uma dieta específica e uso de laxativos, que serão orientados no momento do agendamento;
> Conforme orientação médica, pode ser necessária a suspensão de algumas medicações antes da realização do exame;
> Em decorrência dos efeitos da medicação sedativa, a pessoa precisa estar acompanhada de um adulto e não é permitido conduzir veículos e máquinas, nem exercer atividades de risco que necessitem de atenção no dia do exame;


