
ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA
O QUE É?
A endoscopia digestiva alta é um exame bastante utilizado para descobrir a causa de problemas digestivos como dores abdominais, queimação, refluxo, entre outros. Por meio do endoscópio, um tubo fino que tem uma câmera em sua extremidade, é possível visualizar as paredes do esôfago, estômago e duodeno (parte inicial do intestino delgado). Este procedimento permite também a realização de biópsias, que consiste em retirar um pequeno pedaço do órgão e então envia-lo para análises em laboratórios.
QUANDO ESTE EXAME DEVE SER REALIZADO?
A endoscopia é comumente indicada para investigar a existência de doenças como gastrite, úlcera gástrica ou duodenal, doença do refluxo gastroesofágico, hérnia de hiato, pólipos ou tumores, doença celíaca (intolerância ao glúten) e infecções por bactéria.
COMO É FEITO?
Após jejum de 10 a 12 horas, o médico administra um sedativo injetável, fazendo com que a maioria dos pacientes adormeça. Em seguida, é introduzido o endoscópio pela boca, possibilitando a visualização do esôfago, estômago e duodeno. Indolor, esse exame dura poucos minutos, permitindo que o paciente seja liberado assim que acordar.
_edited.jpg)
PREPARO:
> É necessário jejum de no mínimo 8 horas;
> É muito importante informar ao médico se estiver fazendo uso de medicações, pois algumas delas podem interferir no resultado da endoscopia;
> Em decorrência dos efeitos da medicação sedativa, a pessoa precisa estar acompanhada de um adulto e não é permitido conduzir veículos e máquinas, nem exercer atividades de risco que necessitem de atenção no dia do exame.
